Faltam:
0
Dias
0
Horas
0
MINUToS
0
segundos
para o encerramento da 3ª convocação à matrícula.

Perguntas Frequentes:

Don't panic. Você encontrou a solução!

Tem dúvidas? Temos as respostas!

Sobre o Curso

O que é o curso Estudos de Mídia?
O curso Estudos de Mídia é uma nova graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. O novo curso substitui as habilitações de Publicidade e Cinema com a proposta de alinhar a formação profissional e acadêmica até então oferecida com o que há de mais atual internacionalmente no campo da Comunicação. Agora, são três ênfases, dentro de Estudos de Mídia: Cinema e Audiovisual, Publicidade e Comunicação Corporativa e Comunicação e Tecnologias. O curso Estudos de Mídia visa à formação de um profissional com conhecimento híbrido no campo da Comunicação, englobando o domínio de diferentes mídias, desde as tradicionais àquelas das mais novas tecnologias, além do manejo de múltiplas linguagens, formatos e plataformas, de forma integrada e conectada. O curso Estudos de Mídia já é uma graduação oferecida em importantes universidades no mundo, como por exemplo University of California (Berkley), University of Amsterdam, University of Southern California, University of Brighton, City, University of London, entre outras.
Por que um curso Estudos de Mídia?
Porque a complexidade e a centralidade das mídias e das imagens nas interações sociais demandam a importância de um campo de estudos sobre essas práticas comunicativas de uma forma mais ampla. Diante dessa complexidade, as transformações e desafios do mercado de comunicação exigem cada vez mais profissionais aptos a responderem de forma imediata e autônoma, que além do domínio das ferramentas tecnológicas, sejam dotados da visão humanística, espírito crítico e conhecimento sobre a natureza dos meios de comunicação.
Como está estruturado o currículo do curso?
O currículo do curso Estudos de Mídia é flexível, contando com 16 matérias obrigatórias e várias optativas, ao longo dos ciclos, que permitem a construção de percursos de forma autônoma, enquanto experimenta-se a vida universitária, e identificam-se as vocações.
Como se darão as construções dos percursos ao longo do curso?
A flexibilidade da grade de disciplinas e a formação híbrida de competências levam a uma graduação dividida não mais em habilitações, mas em ênfases, ou seja, um conjunto de disciplinas que conferem uma identidade profissional ao curso. As ênfases propostas são Cinema e Audiovisual, Publicidade e Comunicação Corporativa e Comunicação e Tecnologias, o que não impede que o aluno percorra uma trilha transversal que poderá unir disciplinas das três ênfases. Durante todo o curso, o aluno terá a orientação de professores, os quais denominamos Tutores, que ajudarão na construção de seu percurso profissionalizante.
Como irão funcionar as tutorias?
Ao longo de todo o curso, professores do Departamento de Comunicação atuarão como Tutores dos alunos, orientando seu percurso ao longo da graduação, seguindo as metodologias dos projetos de vida. Cada aluno terá um tutor ou uma tutora. Juntos, eles poderão analisar cenários e oportunidades dos diferentes campos de trabalho e construir caminhos que fazem mais sentido para o aluno dentro do conjunto de disciplinas obrigatórias em cada uma das três ênfases. O aluno também será estimulado, de forma orientada, a buscar disciplinas também nas duas outras ênfases, trilhando percursos transversais como ampliação de sua visão como profissional, convergindo para uma diversidade midiática híbrida, como processos comunicacionais dentro dos quais estará inserido.
Eu vou me formar em quê?
O curso irá formar um Bacharel em Estudos de Mídia, que pode seguir múltiplos percursos na área de comunicação e das mídias. Um profissional híbrido, multimídia e capaz de percorrer uma trajetória por vias diversas. Optando por uma formação mais voltada para o cinema e as interfaces audiovisuais, o aluno pode atuar como roteirista, documentarista, produtor, diretor de ficção, crítico, especialista em publicidade audiovisual e, ainda, como acadêmico. Optando por uma formação mais voltada para a publicidade e a comunicação corporativa, o aluno pode exercer funções de planejamento, análise, criação e consultoria em agências de comunicação, de eventos artísticos, empresarial e/ou publicidade e nas áreas de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas e do Terceiro Setor. Optando por uma formação mais voltada para a comunicação e suas interfaces com a tecnologia, ou transversalmente aos outros dois caminhos, o curso busca ainda oferecer a capacitação de profissionais que estejam alinhados com as tecnologias da comunicação e das mídias, com a inovação e com sua instrumentalização, formando analistas de mídias sociais e de suas métricas, assim como especialistas em interfaces comunicacionais que conjuguem a expertise técnica com a formação crítica, teórica e cultural que o mercado exige.
O que irei encontrar na ênfase em Cinema e Audiovisual?
Disciplinas e projetos que formam profissionais qualificados para o exercício de várias atividades no campo do Cinema e suas interfaces audiovisuais, bem como para sua inserção no universo da pesquisa acadêmica. Também encontrará espaço para o conhecimento, a reflexão e a prática do cinema e audiovisual, com a realização de trabalhos criativos e a descoberta de suas próprias vozes, conectadas com a ideia da cidadania pela arte. O intuito é formar cidadãos munidos do poder das imagens, das palavras, do movimento e do desejo de partilhar uma visão humanística de mundo.
O que irei encontrar na ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa?
Disciplinas e projetos que formam profissionais capazes de ocupar cargos de planejamento, gestão, desenvolvimento criativo, execução, controle e avaliação de projetos. O curso visa preparar profissionais de comunicação e de publicidade com formação ampla e híbrida, considerando a complexidade do campo mercadológico e os diferentes contextos midiáticos, culturais e sociais em disputa. A ênfase sustenta-se em quatro subgrupos de disciplinas: Planejamento e Gestão, Estudos sobre Mídia e Consumo, Criação e Inovação e Laboratório de Projeto de Vida. O núcleo de Planejamento e Gestão tem um olhar analítico, crítico e estratégico dos microambientes empresarial e institucional. O núcleo de Estudos de Mídia e Consumo oferece disciplinas que permitem o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisas mercadológicas dirigidas à compreensão de fenômenos culturais e sociais contemporâneos. O núcleo de Criação e Inovação apresenta oportunidades de práticas criativas publicitárias e multimídia. O núcleo de Laboratório de Projeto de Vida estabelece pontes entre o aluno e o mercado de trabalho, orientando-o em seu planejamento de vida profissional.
O que irei encontrar na ênfase em Comunicação e Tecnologias?
Disciplinas e oficinas para capacitar o aluno a se aprimorar no âmbito das relações entre a comunicação e o desenvolvimento tecnológico das sociedades: linguagem de computadores, desenvolvimento de aplicativos, empreendedorismo tecnológico, gerência de dados e novos modelos criativos, gestão e métricas de redes sociais, que possam reforçar a perspectiva comunicacional da tecnologia e da informação. Ao cursar as disciplinas desta ênfase, o aluno irá se sentir apto a buscar crescimento profissional em qualquer uma das múltiplas possibilidades que a interface tecnológica da comunicação permite.
Como será a integração com a pós-graduação?
A integração entre a graduação e a pós-graduação é uma das bases do curso Estudos de Mídia para o desenvolvimento de uma visão crítica dos alunos, sustentada por recursos teórico-conceituais qualificados. A grade de disciplinas prevê a consolidação deste espaço de integração em quatro frentes: oferecimento de eletivas ministradas por professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) ligadas aos seus projetos de pesquisa; estímulo à participação nos projetos de pesquisa via PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); vinculação de alunos aos projetos de extensão desenvolvidos em grupos de pesquisa e validação de atividade complementar a partir de participação em laboratórios de pesquisa.
Quem pode fazer o curso Estudos de Mídia?
O curso Estudos de Mídia é uma graduação oferecida pela PUC-Rio e, assim como os demais cursos de graduação, o processo de admissão segue os critérios definidos no manual do candidato divulgado pela Coordenação de Vestibular. Sendo assim, estão habilitados para a matrícula candidatos aprovados no processo seletivo, segundo os critérios do concurso em vigor, com certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, conforme o Art. 44, inciso II da Lei no 9394, de 20/12/96. O curso também poderá receber alunos oriundos de outras instituições de ensino superior, via transferência externa, e de outros cursos da própria Universidade, via transferência interna. Há, ainda, a possibilidade da entrada de profissionais já portadores de diploma. Mais informações sobre esses processos podem ser acessadas aqui: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/transferencias.
Em quanto tempo posso me formar?
O prazo proposto para a conclusão do curso é de, no mínimo, 4 anos letivos, e de, no máximo, 7 anos letivos.
O curso é reconhecido pelo MEC?
O Departamento de Comunicação da PUC-Rio tem quase 70 anos de história com cursos reconhecidos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Sendo assim, o Departamento de Comunicação está credenciado e autorizado a criar um novo curso. Conforme diretrizes do próprio MEC, a solicitação de reconhecimento de novo curso só pode ser feita a partir do segundo ano de funcionamento de sua primeira turma, quando 50% da carga horária tenha sido cumprida.
As aulas serão presenciais?
O curso Estudos de Mídia é presencial, mas as aulas também poderão ser ministradas em modelo digital.
Qual o horário do curso?
O curso Estudo de Mídias será oferecido no período diurno.
Onde o curso Estudos de Mídia será oferecido?
O curso será oferecido no campus Gávea da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea).
Este curso substitui a Publicidade e Propaganda?
A proposta é a criação de um novo curso que incorpore o campo da Publicidade e Propaganda, bem como o Cinema e outras áreas da Comunicação, permitindo uma formação flexível, mais híbrida e autônoma, adequada às crescentes e aceleradas transformações no mundo das mídias, assim como às demandas de novos modos de produção e formas de trabalho. Veja mais na pergunta “O que irei encontrar na ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa?”.
Este curso substitui o Cinema?
A proposta é a criação de um novo curso que incorpore o campo do Cinema, bem como a Publicidade e Propaganda e outras áreas da Comunicação, permitindo uma formação flexível, mais híbrida e autônoma, adequada às crescentes e aceleradas transformações no mundo das mídias, assim como às demandas de novos modos de produção e formas de trabalho. Veja mais na pergunta “O que irei encontrar na ênfase em Cinema e Audiovisual?”.
A graduação em Jornalismo da PUC-Rio continua existindo?
Os cursos de Jornalismo e de Estudos de Mídia compõem a graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. O curso de Jornalismo completará 70 anos em 2022 e será mantido de forma autônoma, em nome de sua tradição e obedecendo às diretrizes curriculares referentes ao ensino da profissão, estabelecidas por resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União, em 27 de setembro de 2013, a partir do relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério de Educação, em 12 de fevereiro de 2009 (portaria número 203/2009). Em 2018, o curso de Jornalismo da PUC-Rio obteve a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e está entre os 21 melhores cursos do país que alcançaram a maior pontuação na avaliação do MEC.
As disciplinas religiosas serão obrigatórias?
As disciplinas da Cultura Religiosa são obrigatórias a todos os alunos e alunas da graduação da PUC-Rio e estão diretamente ligadas à identidade e à missão da Universidade.
Meu objetivo é estudar publicidade e propaganda. Posso fazer o vestibular para Estudos de Mídia?
Sim. A ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa te deixará apto executar funções de planejamento, análise, criação e consultoria em agências de comunicação, de eventos artísticos, empresarial e/ou publicidade e nas áreas de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas e do Terceiro Setor, bem como empreender na área. Veja mais na pergunta “O que irei encontrar na ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa?”.
Minha intenção é estudar Cinema. Posso fazer o Vestibular para Estudos de Mídia?
Deve. Com o curso, você poderá atuar como roteirista, documentarista, produtor, diretor de ficção, crítico, especialista em publicidade audiovisual.Veja mais na pergunta: “O que irei encontrar na ênfase em Cinema e Audiovisual?”.
Quero trabalhar com comunicação corporativa. O curso de Estudos de Mídia pode me ajudar nesta formação?
Muito. Na ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa, você irá desenvolver competências para se preparar para ser analista e consultor de comunicação com formação híbrida, a partir de um complexo campo mercadológico da atualidade. O curso sustenta-se em quatro núcleos de disciplinas: Planejamento e Gestão, Estudos sobre Consumo, Criação e Inovação e Laboratório de Trajetórias de Comunicação. O núcleo de Planejamento e Gestão volta-se exatamente para a formação de um olhar analítico, crítico e estratégico dos microambientes empresarial e institucional. Veja mais na pergunta “O que irei encontrar na ênfase em Publicidade e Comunicação Corporativa?”.
Meu interesse é em comunicação e tecnologia. Vou encontrar essa união no curso Estudos de Mídia?
Sem dúvida. O curso irá capacitar o aluno a se aprimorar no âmbito das relações entre a comunicação e o desenvolvimento tecnológico das sociedades. Durante o curso, o aluno desenvolverá formação em linguagem de computação, aplicativos, gerência de dados, novos modelos criativos, gestão e métrica de redes sociais e empreendedorismo tecnológico. Veja mais na pergunta “O que irei encontrar na ênfase em Comunicação e Tecnologias?”.
Posso realizar as três trilhas propostas pelo curso Estudos de Mídia?
Pode. A proposta do curso é flexível e permite que o aluno construa sua trilha de acordo com os interesses, oportunidades e cenários que achar mais adequados para ele no momento. Os professores que atuarão como tutores farão o acompanhamento destes processos ao longo do curso, servindo como um apoio para a troca de ideias e auxílio nesta construção coletiva, a partir da aplicação de metodologias de projetos de vida. A ênfase, como o nome diz, concentra interesses comuns e confere uma identidade de formação profissional ao aluno, mas nada impede que ele trilhe um percurso transversal, que cruze disciplinas das três áreas. Por isso, o curso propõe uma grade obrigatória de poucas disciplinas e oferece ao estudante a liberdade necessária para que ele organize o seu curso, por meio de um grande número de disciplinas optativas, de acordo com o desenvolvimento de sua vida universitária. A proposta é o desenvolvimento de um profissional de comunicação híbrido, autônomo e culturalmente formado.
Estudo Jornalismo na PUC-Rio. Posso fazer o curso Estudos de Mídia como segunda diplomação?
Estudos de Mídia será um novo curso oferecido pelo Departamento de Comunicação. O aluno do curso de Jornalismo poderá cursá-lo como segunda diplomação, da mesma forma que era possível fazer com Publicidade e Propaganda e Cinema.
Já estudo Publicidade e Propaganda na PUC-Rio e ainda não me formei. Posso migrar para o curso Estudos de Mídia?
O atual aluno de Publicidade e Propaganda da PUC-Rio poderá optar em continuar cursando a atual grade até a conclusão do curso ou migrar para o novo Estudos de Mídia, sem qualquer ônus ao seu processo de formação.
Já estudo Cinema na PUC-Rio e ainda não me formei. Posso migrar para o curso Estudos de Mídia?
O atual aluno de Cinema da PUC-Rio poderá optar em continuar cursando a atual grade até a conclusão do curso ou migrar para o novo Estudos de Mídia, sem qualquer ônus ao seu processo de formação.
Já estudo Jornalismo na PUC-Rio e ainda não me formei. Posso migrar para o curso Estudos de Mídia?
O atual aluno de Jornalismo da PUC-Rio poderá migrar para Estudos de Mídia, conforme critérios estabelecidos pelo Departamento de Comunicação e pela Universidade, como já acontecia com as habilitações oferecidas anteriormente.
Coordeno uma Escola de Ensino Médio e gostaria de mais informações sobre o curso para meus alunos. Como devo proceder?
Você pode entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail estudosdemidia@puc-rio.br.

Sobre as inscrições

Como funciona o processo de seleção?
O processo seletivo seguirá o mesmo critério dos demais cursos de graduação da PUC-Rio e será realizado por meio do Vestibular da Universidade. Todas as informações podem ser acessadas em: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Quando serão realizadas as inscrições?
As inscrições para o processo seletivo seguem o calendário do Vestibular da PUC-Rio e podem ser acessadas aqui: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Como posso me inscrever no curso?
O processo seletivo seguirá o mesmo critério dos demais cursos de graduação da PUC-Rio e será realizado por meio do Vestibular da Universidade. Todas as informações podem ser acessadas em: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Onde acompanho a minha inscrição?
O acompanhamento das inscrições do Vestibular da PUC-Rio, bem como todas as informações sobre o processo seletivo, convocações e calendário de matrículas devem ser acessados aqui: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Já tenho diploma de curso superior. Preciso fazer o Vestibular?
Profissionais já formados podem se inscrever no processo seletivo para admissão na graduação da PUC-Rio por aqui: https://www.ccpa.puc-rio.br/ingresso/. As vagas disponíveis em cada curso e os critérios de seleção podem variar a cada semestre e estão sempre atualizadas aqui: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/transferencias/. O calendário acadêmico, com as datas de inscrições, pode ser acompanhado por aqui: https://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/calendario/index.html.
Quero fazer transferência da minha faculdade atual para o curso Estudos de Mídia. Qual o procedimento?
Estudantes de outras instituições de ensino superior podem se inscrever no processo seletivo para admissão nos cursos de graduação da PUC-Rio via transferência externa por aqui: https://www.ccpa.puc-rio.br/ingresso/. As vagas disponíveis em cada curso e os critérios de seleção podem variar a cada semestre e estão sempre atualizadas aqui: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/transferencias/. O calendário acadêmico, com as datas de inscrições, pode ser acompanhado por aqui: https://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/calendario/index.html.
Como vejo o resultado do Vestibular?
Todas as informações sobre o acompanhamento do Vestibular, convocações de matrículas e outras informações sobre o processo seletivo serão sempre disponibilizadas nos canais oficiais da Universidade e no website do Vestibular da PUC-Rio em: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Posso utilizar a nota do Enem como forma de ingresso?
A PUC-Rio utiliza o resultado do Enem como forma de ingresso em seu processo seletivo, desde que o candidato participe do Vestibular da Universidade. Para mais informações sobre o processo seletivo, inscrições e acesso ao manual do candidato, clique em: https://www.puc-rio.br/vestibular.
Quando começam as aulas?
O início das aulas está previsto para o dia 26 de fevereiro de 2021.

Sobre bolsas e mensalidades

Como faço para concorrer a uma bolsa de estudos?
A PUC-Rio é uma universidade pioneira e inovadora na implementação de um amplo programa de bolsas e financiamento de estudos. Atualmente, são oferecidos diferentes tipos de bolsas de estudos e/ou programas de auxílios para os alunos. As informações estão disponíveis aqui: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/bolsas.html.
Quanto é a mensalidade do curso?
A PUC-Rio adota, para todos os seus cursos de graduação, o regime de créditos a fim de assegurar maior flexibilidade ao sistema de ensino. O valor da anuidade devida depende do número de créditos que o aluno se matricular, respeitados os limites estabelecidos pela Vice-Reitoria Acadêmica. A faixa de créditos praticada pela PUC-Rio, em 2020, por área de conhecimento, encontra-se na tabela disponível em: https://www.puc-rio.br/vestibular/201912/mensalidades.html.
Já sou formado em um curso do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Tenho desconto para fazer o novo curso de Estudos de Mídia?
O programa de Bolsas de Estudos para o curso Estudos de Mídia do Departamento de Comunicação seguirá as diretrizes da PUC-Rio. Mais informações estão disponíveis em: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/bolsas.html.
É possível fazer parte do curso em uma universidade fora do país?
O programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional da PUC-Rio oferece a todos os alunos matriculados em seus cursos a possibilidade de cursar um ou dois semestres em uma das universidades conveniadas em vários países. Atualmente, são 300 convênios em vigor em todos os continentes e todas as áreas de conhecimento. A Universidade dispõe ainda de programas de curta duração. Mais informações sobre a Cooperação Internacional da PUC-Rio em https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci/index.html.